5695 Advocacia e Democracia - Como atuar na justiça eleitoral
Curso Presencial Subseção OAB Pato Branco – PR
Endereço: R. Goianases, 158 - Centro, Pato Branco - PR
Informações:
Data: 04 de dezembro de 2025. (quinta-feira)
Horário: 18h45 às 20h45
Carga horária: 04:00 horas/aula
Investimento: R$ 30,00 (trinta reais)
Texto explicativo do curso: O evento tem como objetivo abordar como um trabalho bem desenvolvido pode abrir outras portas, como é o caso de integrar momentaneamente os quadros do Tribunal Eleitoral. Assim, a Comissão escolheu o Dr. José Rodrigo Sade, tendo em vista a experiência que ele coleciona dentro Justiça Eleitoral e a ocupação das funções de Juiz e Desembargador Eleitoral, decorrente de vagas destinadas à advocacia. O evento irá proporcionar um contato direto dos advogados iniciantes com o convidado, para que ele compartilhe um pouco da sua trajetória profissional e como a OAB o impactou positivamente,
possibilitando assim que os profissionais obtenham conhecimento a respeito dos diversos caminhos que a profissão pode levar.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4. Educação de qualidade, 8. Trabalho decente e crescimento econômico, 16. Paz, justiça e instituições eficazes.
Docente:
José Rodrigo Sade - Desembargador Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná.
Diferenciais do curso
Curso ocorrerá exclusivamente na modalidade presencial, não será transmitido ou gravado para posterior disponibilização.
Público alvo
Advogados, estudantes do Direito e áreas correlatas interessados no tema.
Carga Horária
2 horas/aula
| Nome | Professor(a) |
|---|---|
| Advocacia e Democracia - Como atuar na justiça eleitoral | José Rodrigo Sade |
Com 25 anos de advocacia, sinto que posso contribuir com os jovens colegas. Em 2022, além disso, fui nomeado para o cargo de desembargador eleitoral. No TRE assumi a coordenação do Laboratório de Inovação. Já são quase quatro anos convivendo nesses dois mundos: advogado e magistrado!
A experiência da advocacia contribui sobremaneira dentro de um Tribunal, especialmente pelo contato direto que tenho mantido com a OAB em vários projetos: eleições pela paz, conectajus, sessões itinerantes, resoluções em prol das mulheres candidatas, etc.
Pelo Laboratório de Inovação participamos da implementação da IA no TRE. O cuidado que a jovem advocacia deve ter é de não permitir a completa terceirização do trabalho para esses “robôs”, pois no momento em que os juízes e promotores perceberem que a advocacia está sendo exercida toda ela pela IA, eles também farão. Precisamos aprender o que não nos ensinaram na faculdade.
A faculdade não ensina advogar. A grade curricular é basicamente mesma há décadas. Com 25 anos de advocacia, olhando no retrovisor, já passei por algumas transformações tecnológicas. Fazia carga dos processos no fórum, usando carrinhos. E hoje estamos preocupados com a mudança do projudi para o e-proc.
Usando exemplos concretos da minha experiência profissional, com apoio em livros, slides e buscando um clima leve para perguntas e respostas, irei tratar ainda da condução estratégica das ações judiciais, elaboração de petições, participação em audiência e advocacia nos Tribunais, tudo buscando contribuir na capacitação desses jovens advogados para os desafios que estão chegando. O ramo eleitoral pode ser um excelente filão para os jovens que estão iniciando sua carreira. Irei falar de como a IA permite a nós advogados termos tempo para investir na seguinte dinâmica:
1. IA para fluxo operacional e estudo técnico jurídico;
2. Tempo para formação de juízo jurídico crítico e desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal/soft skills;
3. Intensa interação com as pessoas envolvidas no processo, especialmente nossos clientes;
4. Condução estratégica do processo, todo ele focado na necessidade do cliente.
Pôquer, engenharia e teatro “Um bom advogado deve dominar três áreas: pôquer, engenharia e teatro. Não estou brincando. Cada uma dessas atividades exige o desenvolvimento de qualidades fundamentais para quem vai trabalhar com o Direito.”
FRANCISCO MUSSNICH, Sócio do escritório BMA – Livro “Cartas a um jovem advogado” Vou defender na palestra que a salvação da advocacia passa pelo bom uso da IA pelos advogados, cabendo, sobretudo aos jovens, conservar e incrementar as práticas tradicionais de bem atender seus clientes, manter amplo diálogo com os agentes do processo e apostar na maior eficiência das interações presenciais.
Prazo de 90 dias para emissão do certificado.
Outros Cursos
5695 Advocacia e Democracia - Como atuar na justiça eleitoral
Direito Eleitoral para Iniciantes