
5456 Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais – Etapa Teórica

Curso Presencial Subseção OAB Cascavel – PR
Endereço: Av. Assunção, 668 - Alto Alegre, Cascavel - PR
Informações:
Data: 13 a 17 de outubro de 2025. (segunda-feira à sexta-feira)
Horário: 08h30 às 18h30
Carga horária: 100:00 horas/aula
Investimento: R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais)
Texto explicativo do curso: Capacitar advogados e outros profissionais para a realização de mediação e conciliação judiciais, no âmbito do TJPR, por meio do desenvolvimento de habilidades, competências e experiências em mediação e conciliação, visando o aprimoramento das práticas de solução consensual dos conflitos no Estado do Paraná. Objetivos específicos do curso a) Apresentar o conjunto teórico e prático da mediação; b) Demonstrar como a mediação é essencial para a advocacia; c) Oferecer uma experiência real de atuação como mediador aos alunos; d) Contribuir para a maior implementação dos métodos de solução consensual dos conflitos no Estado do Paraná
Observação: para o aluno obter a declaração de conclusão da parte teórica, é necessário participar integralmente de todas as aulas, para assim poder prosseguir ao estágio pratico com carga horária de 60 horas. Não são permitidas ausências, ainda que justificadas. O estágio prático de 60 horas deverá ser cumprido em CEJUSC ou Juizado no prazo de 12 (doze) meses, contados da emissão da declaração de conclusão da parte teórica. O(a) aluno(a) somente poderá ser considerado mediador e conciliador judiciais após a conclusão da parte prática em sua íntegra.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4. Educação de qualidade.
Docentes:
Marisa Kremer - Pós graduada em Ensino de Geografia e História e em Direito Civil e Processual Civil. Servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Gestora do Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania da Comarca de Cascavel. Mediadora, Conciliadora e Facilitadora de Justiça Restaurativa. Instrutora de Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial habilitada pelo Conselho Nacional de Justiça. Especialista em Comunicação Não Violenta e Mediação em Contexto Escolar.
Mariana Pisacco Cordeiro - Mestre em Direito / Mediadora e Facilitadora Restaurativa / Professora em métodos consensuais / Servidora do TJPR.
Diferenciais do curso
Curso ocorrerá exclusivamente na modalidade presencial, não será transmitido ou gravado para posterior disponibilização.
Público alvo
Regras Gerais: Pré-Requisitos Poderá atuar como mediador judicial a pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça. (conforme exigência do artigo 11 da Lei n 13.140/2015). O(A) Aluno(a) que não cumprir o requisito de estar graduado a dois anos no momento da inscrição, poderá fazer o curso, porém não será considerado mediador judicial ao final do mesmo.
Carga Horária
100 horas/aula
Nome | Professor(a) |
---|---|
Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais – Etapa Teórica | Marisa Kremer - |
Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais – Etapa Teórica | Mariana Pisacco Cordeiro |
Metodologia: A primeira etapa (fundamentação) será desenvolvida por meio do método de aprendizagem interativa, com aulas presenciais, expositivas e interativas, com simulações de casos, exercícios de fixação e vídeos. Também será disponibilizado aos alunos o conjunto de referências bibliográficas básicas, a serem indicados por cada professor, para o melhor desenvolvimento das atividades. O curso está estruturado em atividades que permitam o desenvolvimento das competências delineadas para a formação do mediador judicial, bem como promovam a interdisciplinaridade e a articulação teórico-prática necessárias para a formação profissional. Na parte teórica, o curso será realizado em codocência, com o conteúdo programático (dividido por módulos) distribuído entre os instrutores (de 02 a 04), proporcionalmente à quantidade de alunos, com turmas compostas por 20, 30 ou 40 cursistas, observada a proporção de 1 instrutor para cada 10 alunos, como determina a regulamentação do CNJ. Todos os instrutores supracitados têm experiência e conhecimento para ministrar todos os módulos conteúdo programático do curso, em codocência. Nesta etapa de fundamentação os instrutores farão exposição do conteúdo programático do curso com a utilização de slides auxiliares e vídeos relacionados ao tema, bem como registros reflexivos sobre cada um dos módulos e exercícios práticos a serem realizados em duplas e em equipes, compostos de dinâmicas e simulações de mediações em casos sugeridos pelo Conselho Nacional de Justiça e outros elaborados com base na vivência dos instrutores em salas de mediação. As reflexões sobre os módulos e exercícios de ordem prática tem o objetivo de oportunizar um ambiente de aprendizagem com metodologias ativas, mais adequado à aprendizagem profissional no âmbito da mediação. As atividades em duplas e em equipes serão realizadas em salas apropriadas, com orientação, estímulo, acompanhamento e feedback formativo pelos instrutores, para maior proximidade e interação entre os cursistas, e entre cursistas e docentes. Será por meio da simulação de casos, realizadas presencialmente com 10 alunos em cada sala (4 salas), sob orientação, estímulo, acompanhamento e feedback formativo por um instrutor ou instrutora em cada uma das salas, oportunizando que o conhecimento trazido pela teoria se integre à prática simulada, a fim de desenvolver competências para a mediação, preparando os alunos para a etapa prática de estágio supervisionado. Assim, nesta etapa de fundamentação, haverá espaço para a exposição da teoria com exercícios práticos que estimulem o protagonismo do aluno, e também para as práticas simuladas de mediação com a participação ativa dos alunos, divididos em grupos, para que realizem experiências que simulem a realidade do ambiente de medição, com o compartilhamento de experiências, vivências e feedback de orientação pelos instrutores, para o aprimoramento dos futuros mediadores, preparando-os para a realidade das sessões de conciliação e mediação. Importante destacar que haverá na ESA-PR uma estrutura de apoio presencial e virtual (portal do site) aos professores e alunos, que será disponibilizada ao curso de formação de mediadores e conciliadores judiciais. Por meio desse apoio, serão disponibilizados a todos os alunos os materiais utilizados pelos instrutores, alguns desses materiais já disponíveis no site do CNJ, como o Manual de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça (versão atualizada em extensão pdf) e os slides do curso de mediação judicial.
Conteúdo Programático: a) Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos. Deontologia do mediador. Psicologia e tratamento das pessoas com relação aos aspectos da ética, do humanismo e da espiritualidade. Legislação brasileira. Projetos de Lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução CNJ n. 125/2010. Novo Código de Processo Civil. Lei de Mediação. b) A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos. Objetivos: acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação – CNJ, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. A audiência de conciliação e mediação do novo Código de Processo Civil. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores. c) Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos. Panorama nacional e internacional. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: negociação, conciliação, mediação, arbitragem, processo judicial e processos híbridos. d) Teoria da comunicação/Teoria dos jogos. Axiomas da comunicação. Comunicação verbal e não verbal. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição. e) Moderna Teoria do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. f) Negociação. Conceito: integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas;concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva). g) Conciliação. Conceito e filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial. Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade). Finalização da conciliação. Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito). Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade. Encaminhamentos e estatística. Etapas (planejamento da sessão, apresentação ou abertura, esclarecimentos ou investigação das propostas das partes, criação de opções, escolha da opção, lavratura do acordo). h) Mediação. Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental; Mediação (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (comediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão). i) Áreas de utilização da conciliação/mediação. Empresarial, familiar, civil (consumerista, trabalhista, previdenciária etc.), penal e justiça restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento. j) Interdisciplinaridade da mediação. Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito. k) O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na medação. Os operadores do direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público etc.) e a conciliação/mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito. l) O advogado mediador. A atuação do advogado como mediador. m) Ética de conciliadores e mediadores. Deontologia. O terceiro facilitador; funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética – Resolução CNJ n. 125/2010. n) Resolução de Disputas online.
Termos O(A) ALUNO(A) poderá desistir do Curso no período de 24 (vinte e quatro) horas após a data da inscrição. Nesta hipótese, o(a) ALUNO(A) terá o direito de receber a devolução integral do valor pago. Porém, passado esse prazo não serão reembolsados quaisquer valores.
Prazo de 90 dias para emissão do certificado.
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